Qual a diferença entre DPS’s de Classe 1, 2 e 3?

DPS Classe 1, 2 e 3: Qual a diferença?

 

1. O que é um DPS?

  • O DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos) é um dispositivo que desvia as correntes de surto e limita as sobretensões transitórias, reduzindo a energia que chega aos equipamentos sem a proteção correta. 
  • O DPS atua em microssegundos, protegendo contra descargas atmosféricas, “diretas ou indiretas”, e manobras na rede elétrica. 

2. Três classes, três “estágios” de defesa 

Classe Onde fica Para que serve 
Classe 1 Entrada de energia das edificações e locais com rede aérea de distribuição de energia Primeiro Estágio: Desvia a maior parte da energia 
Classe 2 Quadros de Distribuição Segundo Estágio: Reduz as sobretensões residuais da atuação do DPS classe I, ou induzidas diretamente na edificação. 
Classe 3 Tomadas dedicadas para CLPs, sensores, TVs, computadores e eletrodomésticos de alto valor Terceiro Estágio: Protege contra sobretensões de modo diferencial, surgidas dentro da edificação. 

A abordagem mais eficaz para proteger instalações contra sobretensões é empregar múltiplos estágios de proteção

As normas ABNT NBR 5419 e ABNT NBR 5410 fornecem diretrizes claras sobre a instalação de DPS coordenados em classes ou “estágios”.  

Em muitos casos, fabricantes oferecem DPS combinados de classe I+II para o quadro principal, e recomenda-se mesmo assim DPS classe II nos quadros de distribuição subsequentes, caso estes estejam a uma distância maior de 10 metros do quadro principal conforme indica a ABTN NBR 5410. 

Seguindo a coordenação por estágios, classe I na entrada, classe II nos quadros de distribuição, e classe III próximo aos equipamentos. Desse jeito a instalação atinge um nível de proteção muito superior ao que qualquer DPS isolado poderia fornecer. 

Quer ajuda para especificar o sistema ideal? Entre em contato com nosso time de suporte e receba orientações sobre a proteção contra surtos sob medida para a sua instalação. 

Ficou com alguma dúvida? Fale com um de nossos especialistas! Clique aqui!

Outros Conteúdos

Como Ocorrem as Sobretensões e Como Proteger Suas Instalações

Você sabia que um único pico de energia pode danificar todos os equipamentos da sua...

Proteção Contra Surtos na Prática: O Que Você Precisa Saber

O risco invisível das sobretensões  Em instalações elétricas modernas, os dispositivos eletrônicos tornaram-se mais sensíveis...

Descargas Atmosféricas: Quanto custará sua próxima luminária LED?

A exposição crescente das luminárias urbanas  A evolução da iluminação pública com luminárias LED trouxe...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Para baixar o catálogo inscreva-se gratuitamente abaixo: